Às vésperas da eleição, Brasil vai a G20 tratar de tarifaço e alimentos

Às vésperas da eleição, Brasil vai a G20 tratar de tarifaço e alimentos

Em meio à corrida eleitoral, na última semana de campanha, o Brasil terá dois representantes-chave da diplomacia em uma reunião do G20 do Comércio, que ocorre na próxima quarta e quinta-feira, na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos. O chanceler Mauro Vieira e o ministro do MDIC, Márcio Elias Rosa, devem se opor à postura do governo Donald Trump em relação à aplicação de tarifas a produtos brasileiros que, no caso do agro, incluem açúcar, etanol, arroz, madeira, ovos, tabaco e uva.

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

A postura brasileira deve ser de questionamento da transparência das demandas norte-americanas relacionadas à aplicação de taxas sobre mercadorias que teriam sido produzidas com trabalho forçado. Nas entrelinhas, estão a defesa do Brasil como maior fornecedor global de alimentos e o cumprimento de uma agenda comercial em que os representantes do governo precisarão ser contundentes nas questões de fornecimento e exportação, especialmente de produtos agrícolas.

Embora os produtos que continuam taxados não representem uma grande fatia do comércio entre EUA e Brasil, com exceção da madeira e do tabaco, os embarques para o país de Trump recuaram nos últimos meses. As exportações de café, por sua vez, começaram a se recuperar imediatamente após a retirada das tarifas do produto, em agosto deste ano.

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

No entanto, o setor cafeeiro teme que uma “canetada final” para manter a aplicação de alíquotas de 12,5% em algumas mercadorias brasileiras, sob a justificativa de combater o trabalho forçado, possa atingir cadeias que já se encontram em um cenário bilateral mais confortável, como as do café e das carnes.

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

O comitê comercial do G20, porém, oferece espaço para marcar posição e para uma eventual conversa com Jamieson Greer, representante de Comércio dos Estados Unidos, à frente do USTR — órgão responsável pela política comercial norte-americana. A possibilidade de um encontro foi anunciada por Mauro Vieira ao jornal O Globo, no último dia 15 de setembro, e confirmada posteriormente pela comunicação oficial do governo brasileiro.

Retomar o debate do tarifaço, caso haja uma oportunidade concreta em Milwaukee, significa dar continuidade à discussão técnica após o pedido de consultas apresentado pelo Brasil à OMC (Organização Mundial do Comércio), em 27 de julho deste ano, e aceito pelos EUA em agosto. A primeira reunião entre técnicos brasileiros e americanos ocorreu na última sexta-feira (25), marcando o início da contagem de 60 dias para a revisão final da aplicação de tarifas que podem chegar a 37,5% para alguns produtos.

Na ocasião, em Genebra, a comitiva brasileira apresentou 50 questionamentos à delegação americana, que respondeu a todos. Não houve, porém, nenhuma decisão. O tema não deve esfriar, já que está associado a questões geopolíticas que se sobrepõem às discussões de segurança alimentar e fornecimento de alimentos na OMC.

Até alguns anos atrás, a organização, assim como o G20, concentrava o debate a respeito da produção de alimentos principalmente na perspectiva da oferta e da demanda. Com o agravamento dos conflitos globais e das variações climáticas, porém, o assunto passou a ser cada vez mais atravessado pela geopolítica. A consequência é a maior presença de discussões sobre economia alimentar, estabilidade no fornecimento de matérias-primas e cumprimento de requisitos fitossanitários, ao lado de preocupações como a escassez de produtos.

Nesse jogo de xadrez, a carta na manga do Brasil — que incomoda veladamente os americanos — está nos números. Se as safras de grãos de 2026/27 confirmarem as projeções de recorde, o país deve ultrapassar os EUA nas exportações de produtos agrícolas e liderar o ranking global.

Em 2025, o Brasil alcançou US$ 169 bilhões em exportações agrícolas, enquanto os Estados Unidos registraram US$ 171 bilhões. A diferença é de cerca de US$ 2 bilhões, bem abaixo da registrada em 2021, quando a vantagem americana era de US$ 56 bilhões.

O recorde de US$ 87 bilhões em exportações brasileiras no primeiro semestre deste ano reforça a expectativa de que o país assuma a liderança. Isso ocorre em um momento em que a pecuária americana enfrenta sua pior crise de rebanho e os agricultores demonstram insatisfação com as medidas internas de auxílio diante dos custos mais altos, das margens apertadas e das dificuldades para expandir a produção de milho e soja.

China no meio

A China pediu para participar das conversas entre Brasil e EUA na OMC sob a justificativa de interesse comercial, pois as medidas em debate afetam produtos manufaturados chineses. Entretanto, a parte americana barrou a presença dos chineses.

Do lado brasileiro não havia tido oposição à participação da China. Simultaneamente, Donald Trump e Xi-Jinping cumpriram agenda bilateral, bem mais focada em inteligência artificial do que em agro.

Após o encontro, a única menção de Trump relacionada ao agronegócio foi de que a reunião havia sido boa e deveria ajudar agricultores e pecuaristas dos EUA, uma sinalização de evidência da produção doméstica. Nenhuma das partes revelou novos acordos de compras de commodities, nem mudanças em tratativas já em andamento, como a cota de soja que os chineses determinaram negociar com os EUA, em 25 milhões de toneladas até 2028.

Publicidade

Basket (0)
Seu carrinho está vazio.
plugins premium WordPress
Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare