O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do Brasil, registrou alta de 0,36% em maio, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (27). O resultado representa uma desaceleração em relação a abril, quando o índice foi de 0,43%, e ficou abaixo da mediana das projeções do mercado, que apontava para uma elevação de 0,44% no mês .
No acumulado de 12 meses, a inflação medida pelo IPCA-15 recuou de 5,49% em abril para 5,40% em maio, permanecendo acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo .
Entre os principais fatores que pressionaram o índice no mês, destacam-se os aumentos nas tarifas de energia elétrica, que subiram 1,68% devido à mudança na bandeira tarifária, e nos preços de medicamentos . Por outro lado, o grupo de transportes apresentou deflação, contribuindo para conter a alta geral dos preços.
Com o resultado de maio, o IPCA-15 acumula alta de 2,80% no ano .