Feijão pode chegar a R$ 12 o quilo em 2027, mesmo com preço alto no camp

Banner Mutua

Feijão pode chegar a R$ 12 o quilo em 2027, mesmo com preço alto no camp

O feijão chegou a setembro em uma situação incomum. Está caro no campo, continua subindo e, ainda assim, não consegue convencer o produtor a plantar mais. As primeiras indicações para a safra 2026/27 apontam redução da área em regiões importantes. Como consequência, o consumidor pode ver o quilo do feijão-carioca próximo a R$ 12 em algumas regiões em fevereiro, patamar recorde, segundo avaliação do Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses).

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

A alta no campo ganhou velocidade nas últimas semanas. De acordo com Marcelo Lüders, presidente do Ibrafe, há negócios acima de R$ 310 a saca, registrando aumentos de R$ 10 a R$ 15 em intervalos de três ou quatro dias. “E o mercado não dá, por enquanto, sinais claros de que tenha encontrado um teto”, afirma à CNN.

O movimento chama atenção pelo momento do ano. A terceira safra, cuja colheita se concentra entre junho e agosto em diferentes regiões, normalmente acrescentaria oferta ao mercado e abriria espaço para alguma acomodação das cotações. Desta vez, porém, essa oferta chega a um mercado que já vinha de preços elevados.

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

“Os preços partiram de patamares altos, não temos estoque”, afirma.

PUBLICIDADE
Sicoob Engecred

Há outro detalhe nessa conta: o feijão que poderia permanecer armazenado está encontrando comprador. “Com preços remuneradores, o produtor tem pouco incentivo para carregar o produto. Vende, recebe e reduz a exposição aos custos e riscos de armazenagem.”

A consequência é que o mercado atravessa setembro com estoques mais baixos justamente quando deveria começar a construir uma ponte para os primeiros meses de 2027.

O preço subiu. A área, não.

Mesmo diante desse cenário, Lüders afirma que não há sinais de aumento de área de plantio em 2026/27.  No Paraná, um dos principais produtores, o Ibrafe estima que a primeira safra da leguminosa possa ocupar cerca de 90 mil hectares, na comparação 104 mil hectares no ciclo anterior. Se confirmado, seria o menor nível desde 2015/16.

O dado ainda não permite projetar sozinho o comportamento da área brasileira, porque faltam informações consolidadas de outros estados. Mas é um sinal eloquente sobre a decisão do agricultor, mesmo com o feijão valorizado, a cultura não está recebendo uma resposta proporcional em área.

A explicação passa pela soja. Na referência utilizada pelo Ibrafe, duas sacas de soja equivalem aproximadamente a uma saca de feijão. Com a soja a R$ 152 por saca, a conta colocaria o feijão em torno de R$ 304 para remunerar o produtor. O carioca chegou justamente a uma faixa próxima desse valor em setembro.

A matemática, porém, termina aí. “A decisão do produtor leva em conta não só o preço da safra, mas a previsibilidade de colheita. A soja tem empresas internacionais por trás que garantem a compra, tem demanda externa e muito mais liquidez. O feijão não. Além disso, a soja é mais resistente à chuva que a leguminosa”, acrescenta Lüders.

Para uma cultura de maior risco operacional e comercial, preço alto precisa ser alto o bastante para compensar a incerteza. É por isso que uma saca de feijão a R$ 300 não produz necessariamente a mesma disposição para plantar que duas sacas de soja a R$ 150.

E o clima?

A conta ainda precisa incorporar o clima. As projeções para a primavera e o verão de 2026/27 apontam para um El Niño forte. Seus efeitos sobre o feijão não são uniformes: no Sul, excesso de chuva pode atrasar o plantio e dificultar as operações de campo; em outras regiões, períodos de calor e irregularidade das precipitações podem comprometer lavouras de sequeiro.

“Em um momento em que o acesso ao seguro agrícola está restrito, o risco fica todo para o produtor.”

O teste chega à gôndola

Se a primeira safra não entregar volume suficiente para recompor a oferta e o estoque de passagem permanecer estreito, o mercado pode chegar a fevereiro e março sob pressão.

O Ibrafe trabalha com a possibilidade de o feijão-carioca alcançar R$ 12 o quilo no varejo em algumas regiões em fevereiro. Não é uma previsão para todo o país, nem um preço inevitável. É um cenário condicionado ao tamanho da área, produtividade, clima, ritmo das vendas e estoque.

Lüders observa que, quando o feijão esteve na faixa de R$ 5 a R$ 6 o quilo, o consumo não reagiu de forma significativa. Entre R$ 7 e R$ 10, também não houve uma redução capaz de reequilibrar rapidamente o mercado.

O limite pode estar mais acima, entre R$ 12 e R$ 15 o quilo, calcula. “O que podemos considerar um alívio, é que se chegar a esse preço, ficará assim poucos meses, entre fevereiro e maio, porque depois já entra a segunda safra”, conta. O feijão tem três afras em um ano-agrícola porque o ciclo de plantio e colheita é curto.

Para o consumidor, a substituição por outros tipos de feijão também tem limites. O caupi não dispõe de oferta folgada. O feijão-preto passou por um longo período de desestímulo à produção, e o Brasil já recorre às importações da Argentina. Se o carioca continuar avançando, portanto, não é certo que o consumidor encontre uma alternativa igualmente barata na prateleira.

Publicidade

Basket (0)
Seu carrinho está vazio.
plugins premium WordPress
Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare