A Embrapa apresentou recentemente a BRS 54 Lumiar, uma nova cultivar de uva branca sem sementes, desenvolvida para atender às demandas do mercado de frutas frescas no Vale do Submédio São Francisco (VSF). A cultivar destaca-se por apresentar cachos soltos, o que reduz a necessidade de raleio manual, e bagas grandes com textura crocante e macia, além de alta concentração de açúcares, características que agradam ao consumidor.
A BRS 54 Lumiar é resultado do programa de melhoramento genético “Uvas do Brasil” e foi lançada durante a comemoração dos 52 anos da Embrapa, em Brasília, no dia 7 de maio. Segundo Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, a nova cultivar representa uma entrega de valor para o setor produtivo, sendo acessível a todos os produtores, desde familiares até grandes agricultores.
Além de suas qualidades sensoriais, a BRS 54 Lumiar contribui para a sustentabilidade da produção, ao exigir menor uso de mão de obra para manejo e possibilitar o cultivo em áreas com recursos hídricos limitados. Essa combinação de características torna a cultivar uma opção atraente para produtores que buscam aliar produtividade e qualidade em suas lavouras.
Com a introdução da BRS 54 Lumiar, a Embrapa reforça seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias que promovem a eficiência e a competitividade da fruticultura brasileira, especialmente em regiões desafiadoras como o semiárido nordestino.