Diante da dependência externa e da alta no preço dos insumos, agricultores investem em biológicos e boas práticas para sustentar altas produtividades — Foto: Estúdio de Criação
A edição de maio da revista Globo Rural apresenta como destaque principal os fertilizantes, tema que ganha força com o conflito no Oriente Médio e reacende o debate sobre a dependência do país de insumos importados. Na reportagem de capa, os jornalistas Danton Boatini Júnior e Nayara Figueiredo mostram que os produtores brasileiros têm à disposição tecnologias e manejos que favorecem o uso mais racional destes insumos.
Na entrevista do mês, o repórter Cleyton Vilarino conversou, em Washington (EUA), com o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Muhammad Ibrahim. Para ele, a crescente instabilidade geopolítica global reforça a necessidade de maior cooperação comercial e tecnológica entre os países das Américas.
A revista de maio ainda apresenta os resultados da pesquisa do Great Place to Work, que aponta as melhores empresas para trabalhar no agronegócio brasileiro. Desde 2019, nove companhias receberam o prêmio ao menos cinco vezes, consolidando um histórico de destaque consistente no setor.
Na seção #TôNaGR, a repórter Maria Emília Zampieri conta a história dos irmãos Leonardo Silveira e Luísa Silveira que, desde 2022, atuam na gestão das operações do Grupo Silveira, em Panambi (RS), ao lado do pai e do tio. Hoje, eles se dividem nas operações da fazenda, onde a produção agrícola segue o calendário típico da região Sul, com soja e milho no verão e, no inverno, trigo, cevada e aveia.

