Acontece na Agronomia

Representantes das Entidades Nacionais sendo recebidos pela CEF

ENTIDADES NACIONAIS PROTOCOLAM DOCUMENTO NA CEF PELA ISONOMIA DO VALOR DA HORA TÉCNICA

Na tarde desta quarta-feira, dia 06/11, as entidades nacionais, CONFAEAB, FNE, FISENGE e CONFEA, representadas respectivamente pelos Engenheiros Kleber Santos, José Luiz Azambuja, Fabio Rezende e João Bosco Lima Filho, estiveram em reunião em Brasília, na CEF com a equipe responsável pelos editais para credenciamento de empresas especializadas para contratação de serviços técnicos de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia 

Editais da CEF propõem valor menor para Agronomia

Em razão dos Editais, as Entidades de Engenharia e Agronomia formaram uma Comissão para dialogar com equipe responsável pelos Editais na CEF. 


O objetivo da reunião foi requerer a alteração dos editais corrigindo e diferença de valores da hora técnica para atividades de agronomia e demais atividades de engenharia (vejam abaixo o inteiro teor do documento subscrito pelas entidades nacionais).


A equipe da CEF apresentou suas considerações fundamentadas em pesquisas de valores que teria amparo legal. Informaram também que tais valores vêm sendo mantidos desde 2014 e que não haveria prejuízos para os engenheiros agrônomos uma vez que as contratações consideram os orçamentos elaborados pelos próprios profissionais da agronomia. 

Representantes defendem Agronomia

Os representantes das entidades reforçaram posicionamento pela isonomia uma vez que todos os profissionais da engenharia são regidos pela mesma legislação e tem as mesmas responsabilidades técnicas. 


Mantiveram a solicitação de revisão dos valores, considerando que os mesmos estariam desatualizados e que existe uma referência de valores com base na Lei 4950-A/66. Foi sugerido levar em conta a tabela de honorários do SENGE-RS onde a hora técnica é fixada em 2% do salário mínimo profissional que a valores atuais chega a 180 reais.


Como encaminhamentos a CEF responderá formalmente ao documento protocolado e se comprometeu de encaminhar ao setor competente solicitação para atualização da pesquisa que serve de base aos valores da hora técnica fixados nos editais.


Vamos aguardar o retorno para definirmos os próximos passos.

Acontece na Agronomia

Agronomia Articulada no 10º CNP

image74

A Agronomia participou ativa e articulada no 10º CNP - Congresso Nacional de Profissionais, em Palmas, TO


De forma inédita, a Agronomia atuou articulada e organizada neste 10º CNP! 

Agronomia Reunida no 10º CNP

image75

Os Engenheiros Agrônomos delegados de todos os estados se reuniram ao final do 10º CNP para uma foto com o presidente do Confea, Joel Kruger


 Foram mais de 60 delegados engenheiros agrônomos representantes de seus estados. 

Plenária Participativa

image76

Plenária multicolorida com os coletes dos delegados representantes de todos os Estados no 10º CNP

Decidido: CBA 2021 será em Floripa!

image77

Na Assembléia realizada em agosto, junto com o CBA Rio 2019, foi decidido por unanimidade dos presentes, que o próximo CBA acontecerá em Florianópolis, SC.

A delegação de Santa Catarina, já veio animada e preparada para comemorar a conquista!

Assembléia da Confaeab no CBA Rio 2019

image78

Assembléia com representantes das entidades filiadas, ocorreu na tarde, antes da abertura solene do CBA.

CONFAEAB ativa!

image79

Veja mais atualidades nas Redes Sociais da Confaeab


Clique em CURTIR para nos acompanhar.


Estamos no Facebook:

 https://www.facebook.com/Confaeab 


e no Instagram

 https://www.instagram.com/confaeab/ 

CBA no Rio de Janeiro

CBA RIO 2019 Realizado com Sucesso!

image80

Desde a Abertura solene no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro de Agronomia foi um sucesso completo!

Depoimentos da Confaeab

image81

Na solenidade de abertura, o presidente da Confaeab Kleber Santos, deu as boas vindas aos Congressistas. 

Platéia Seleta e Numerosa

image82

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades. 

Na ocasião, foi conferida a Medalha Tiradentes à AEARJ, maior condecoração da ALERJ.

Palestra Magna

image83

 

A Palestra de abertura do CBA, em 21 de agosto, contou com o ex-ministro Roberto Rodrigues, que deu um panorama do agronegócio brasileiro frente aos desafios de atender à demanda mundial. As propostas foram compiladas na obra Agro é Paz, segundo o ministro um programa de Estado, uma vez que prevê ações para os próximos 20 anos.

O livro foi entregue ao presidente da Confaeab Kleber Santos.

Condecorações do CBA

image84

 

O CBA através da AEARJ e CONFAEAB homenagearam o engenheiro agrônomo José Graziano, ex-diretor da FAO pelo trabalho realizado e projeção alcançada.


Em sua fala de agradecimento, José Graziano comentou que sua família é composta de vários Engenheiros Agrônomos. Tendo portanto uma grande identidade com a Agronomia.

Congresso Representativo

image85

O CBA marcou pela pluralidade de temas, como a Mesa Redonda Mulheres na Agronomia, com o tema: Revisitando o papel de engenheiras agrônomas nas diversas áreas de atuação na agronomia do presente.